Amud, Thiago - Ave Maria

copyrightedfor solo voice and guitar

year of composition / 1st publication: 2011


Thiago Amud

Composer: Thiago Amud (*1980)
Country of origin / activity: Brasil
Text author: traditional
Arranger / Editor: N/A

Available documentation:

Score: free download available http://thiagoamud.com.br/composicoes/  
Amud - Ave Maria

Lyrics: 
not available, see score  

MIDI: not available MP3:
Play / stop mp3-sample

Ave Maria by Thiago Amud

Recording:
not available  

Video - posted on YouTube:
not available at this time YOU could be featured here!
If you or your choir perform this Ave Maria, make a video recording. Post your video on YouTube, email me the page URL and I'll embed the video in this page.

Internet references, biography information:

http://thiagoamud.com.br/biografia-thiagoamud/
Eu, Thiago Amud, nasci e fui criado na cidade do Rio de Janeiro. Sou compositor – e esse ofício se desdobra nos ofícios de cantor, arranjador e violonista.
Ainda adolescente, venci quatro edições consecutivas do tradicional Festival de Música do Colégio Hélio Alonso. Em 1995 e 1997, ganhei “melhor letra”; em 1996 e 1998, ganhei “melhor composição geral”. Esse festival, organizado pelo saudoso Júlio Machado (o Xangô do Salgueiro), acontecia na Escola Nacional de Música e trazia no júri nomes como os de Paulinho da Viola, Elza Soares, Paulo César Pinheiro e João Nogueira.
Ao longo do ano de 1999, eu me apresentei em importantes casas noturnas do circuito carioca à frente da banda Regonguz. Além de ser um dos cantores, assinar alguns arranjos e tocar o violão, metade do repertório da banda era composta por canções de minha autoria; a outra metade, por canções do cineasta Rodrigo Ponichi.
Ainda em 99, minha canção Lua mulher foi agraciada com o 2º lugar no Prêmio Rio Jovem Artista. No ano seguinte, meu baião Regonguz ganhou o 3º lugar no mesmo prêmio. Esse evento, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, tinha como jurados Henrique Cazes, José Maria Braga e Guinga. Foi nessa ocasião que travei contato com este que já considerava um dos grandes compositores que jamais ouvira.
Em 2000, quando comecei o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira (com habilitação em Arranjo Musical) na UNI-Rio, eu já me dedicava à composição. Aliás, este sempre foi o fato que me orientou na faculdade; e talvez tenha sido justamente a coexistência de outros projetos ligados a essa vocação central que me fez terminar a graduação apenas em 2005.
Na UNI Rio tive aulas com, entre outros, Adriana Miana (percepção), Antonio Guerreiro (harmonia), Avelino Romero (história da música), Carlos Alberto Figueiredo (análise musical), Elizabeth Travassos (folclore musical), Josimar Carneiro e Roberto Gnattalli (arranjo).
Também em 2000, montei o show Primeiros Recitais de Vozes, Ventos e Violões, ao lado do violonista e compositor Thomas Saboga. Esse trabalho se estendeu por muitos anos, vindo inclusive a ganhar depois as adesões do pianista Gabriel Geszti e do violoncelista Luciano Corrêa.
Em 2001, participei de um show intitulado A Lira e a Lâmina. Nele, uma cantora e sete compositores estivemos em cartaz durante dois meses no Espírito das Artes (Cobal do Humaitá, Rio de Janeiro). A cantora era Aline Germani, e os compositores, além de mim e de Saboga, eram Cristiano Marques, Fernando Vilela, Francisco Vervloet, Paloma Espínola, Pedro Moraes e Rodrigo Pena Firme.
O passo seguinte foi a articulação, em fins de 2003, da Confraria da Música Livre, cooperativa de compositores que chegou a lançar CD em meados de 2004 (com produção do ator e autor teatral Daniel Lobo). Nesse projeto, Armando Lôbo, Daniela Mesquita, Edu Kneip e Marcelo Caldi vieram se juntar a mim e aos já citados Vilela, Vervloet, Espínola, Moraes e Saboga. O lançamento do CD consistiu em uma série de shows individuais no Centro Cultural da Justiça Federal (Cinelândia, Rio de Janeiro). Minhas apresentações na ocasião contaram com as participações de Guinga e de Gabriel Grossi. O crítico musical Antônio Carlos Miguel publicou no jornal O GLOBO a respeito da Confraria: “Aqueles que reclamam de falta de repertório novo devem reservar suas agendas”.
De 2004 a 2008, trabalhei com o já citado compositor Armando Lôbo. O convívio com ele foi importante para meu amadurecimento musical. Montamos o grupo multimídia Bandarra, com o escritor Antônio Máximo Ferraz. Esse trabalho veio a público poucas vezes, mas seu espírito geral se infiltrou em algumas criações minhas posteriores.
Outro compositor com quem comecei uma parceria frutífera foi Edu Kneip. Com ele, montei o show Sonâmbulos, em 2006. Esse trabalho tem sido promissor: ao longo do ano de 2008, Edu e eu fomos os cicerones  das noites de terça-feira na Comuna do Semente (casa tradicional da Lapa), com sucesso de público. Ao longo dessa jornada, o núcleo do grupo ampliou, com a adesão do pandeirista Sergio Krakowski (do grupo Tira Poeira) e da cantora Mariana Baltar. Já com as participações da sanfona de Gabriel Geszti, do clarinete de Rui Alvim e das flautas de Julio Merlino, os Sonâmbulos gravamos nos estúdios da Biscoito Fino algumas faixas para publicação num site produzido por Sergio Krakowski.
Voltando a 2006: a compositora e cantora Simone Guimarães gravou em seu CD Flor de Pão (Biscoito Fino) duas composições minhas. Em uma delas (Ave Maria, que compus sobre o texto tradicional em latim), Simone foi acompanhada pelo violão orquestral de Marcus Tardelli. Na outra (Baião de Câmara, em parceria com Thomas Saboga), dividiu o microfone com ninguém menos que Milton Nascimento.
Também assinei os arranjos e a direção musical do show de lançamento de Flor de Pão no Teatro Rival BR (RJ).
Ainda em 2006, comecei a compor com Guinga: Contenda foi logo incluída em seu CD Casa de Villa (Biscoito Fino). Nossa parceria segue frutificando em novas canções. Além disso, já participei de diversos shows de Guinga no próprio Rio, em Penedo (RJ) e em Brasília. Pra mim é uma constante alegria ser seu amigo e parceiro.
No mesmo ano, tive uma obra minha em parceria com Zé Paulo Becker (o baião Barriguda) incluída por ele no 6º Prêmio Visa Edição Compositores, e defendida por Alfredo Del Penho e Roberta Sá. A cantora Izabel Padovani viria a gravar essa canção em seu CD Mosaico.
Terminando a “retrospectiva 2006”: tive um arranjo para orquestra incluído no CD O Amante do Girassol, de Daniel Lobo.
Em 2007, participei do show coletivo Eixos, apresentando-me em algumas casas de show de São Paulo e no SESC Sorocaba. No grupo estavam, além de mim, Armando Lôbo, Luciano Garcez, Guto Brinholi, Rodrigo Zaidan, Ilana Volcov, Diana Poppoff, Cecília Bernardes, Sílvia Handroo, Tonho Penhasco, Nô Stopa, Ana Luísa & Luís Felipe Gama.
Em 2008, o grupo Garganta Profunda lançou pela Rob Digital o CD Quando a Esquina Bifurca, cuja faixa título e outra composição (A hora dos fogos, em parceria com Mauricio Detoni) são minhas.  Em junho do mesmo ano, fui um dos jurados do XII Festival de Musica e Ecologia da Ilha Grande, promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Cultura de Angra dos Reis.
Em 2009, assinei parte dos arranjos do CD Claro Escuro (independente) de Pedro Moraes, para o qual escrevi também a letra da marcha Carnaval em agosto. Nesse mesmo ano, a participação de Pedro no Som Brasil Cartola (Rede Globo) contou com minha presença ao violão, meus arranjos e direção musical. Além disso, a Orquestra Frevo Diabo incluiu um frevo meu (Enquanto existe carnaval) no repertório do CD que lançou pela Delira Música, vencedor do Prêmio TIM de Música Brasileira (2010). No mesmo CD, cantei o Frevo de Itamaracá, de Edu Lobo.
Já em 2010, Mariana Baltar incluiu três composições minhas em seu CD (Mariana Baltar), lançado pela gravadora Biscoito Fino. São elas: Canções de menina (em parceria com Pedro Moraes), Sonâmbulo (em parceria com Edu Kneip) e Quando a esquina bifurca.
Lancei meu primeiro CD solo, Sacradança (Delira Música), em abril de 2010. No CD, todas as letras, músicas e arranjos das 10 faixas são de minha autoria. Neste CD, eu penso que consegui alcançar uma dicção musical própria e estabelecer parâmetros para o que farei daqui pra frente.
Os shows de lançamento deste CD têm sido feitos em dois formatos: quinteto (ao lado de Alexandre Caldi e Rui Alvim nos sopros, Matias Correa no contrabaixo e Sergio Krakowski nos pandeiros) e duo (ao lado de Krakowski). Vale mencionar que em 2010, por sugestão de Sergio Natureza, realizei o formato em duo desse trabalho no projeto Ocupação da Sala Funarte. Já em 2011, o show do quinteto fez parte da série Quintas no BNDES e do projeto Terças Parabólicas, realizado no Centro Cultural Carioca.
Em fins de 2010, sob a direção de Rodrigo Ponichi e Cezar Altai, atuei no clipe do meu frevo Aquela ingrata, contracenando com a atriz Anamaria Sobral.  O clipe tem sido exibido no programa “LAB BR” da MTV. Em 2011 repeti a experiência, atuando em A marcha dos desacontecimentos, gravado durante a passagem do bloco Cordão do Boitatá, no carnaval carioca.
O CD Herói, lançado por Edu Kneip em 2011 inicia com uma parceria nossa, o “galope’n roll” Tratamento de choque. Dividindo com Edu os vocais dessa parceria, participei de seu vídeo-clipe, produzido por Jeanne Duarte e Mário de Aratanha, com direção de Felipe Viana. Para este CD de Edu (e para seu show de lançamento), escrevi diversos arranjos.
A cantora italiana Cristina Renzetti gravou três composições minhas no seu CD Origem é giro, lançado em outubro de 2011 pela Delira Música.
Também escrevi diversos arranjos para trabalhos ainda não lançados, como os das cantoras Cintia Graton (ao lado de quem tenho me apresentado em Curitiba), Luciana Coló, Luísa Nogueira e dos compositores Fernando Vilela (de cujo primeiro CD fiz a direção musical) e Vinícius Castro. E algumas canções minhas têm constado no repertório de outras intérpretes, como Aline Paes, Gabi Buarque, Ilessi, Ilka Vilardo e Marília Schanuel.
Além de alguns nomes que já citei, são meus parceiros Edison Nequete (in memorian),  Mauro Aguiar, Adriano Espínola, Poíko, Marcelo Fedrá, Giovanni Iasi, Jorge Andrade,  Milena Tibúrcio, Thiago Aquino, Larissa Goretkin, Julio Guedes, Felipe Azevedo, Thiago Thiago de Mello e Anderson Benac. É claro que esta lista está sujeita a  sofrer constantes ampliações.
No momento, inicio a pré-produção de meu segundo CD, já inteiramente  composto e arranjado. Em breve, darei maiores informes sobre este e outros trabalhos.

Page last modified: August 17, 2013