Ave Maria   

Composer:  Frei Hermano da Câmara (*1933), s.a.
Hermano Vasco Villar Cabral da Câmara; Frei Hermano da Câmara e Adelaide Villar                         

This music is assumed to be under copyright protection in the USA

 

AveWiki = the interactive counterpart of "Geert's Ave Maria  pages"
AveWiki link

Lyrics:  (source)
(1)
Avé Maria, cheia de graça
que por nós passa dando alegria
Nosso Senhor convosco está
e a nós nos dá o seu amor.

Rogai por nós os pecadores
das nossas dores ouvi a voz
e na agonia, quando chegar,
seja a rezar Avé Maria,
seja a rezar Avé Maria.

(2)
Santa Maria, ó Mãe clemente,
da nossa gente sois luz e guia.
Ao português que a paz vos pede
perdão concede mais uma vez.

Rogai por nós os pecadores
das nossas dores ouvi a voz
e na agonia, quando chegar,
seja a rezar Avé Maria,
seja a rezar Avé Maria.

Score: SATB arrangement by unknown

play/stop MIDI:

My thanks and appreciation to
Xulio Mosquera - Arquivo Coral
for sending me this score

Recordings:  not available

Álbum de recordações
tr01: Ave Maria
O Melhor de Frei Hermano by Frei Hermano Da Camara Music
O Melhor de Frei Hermano
tr16 Ave Maria

Posted on YouTube: discografia  


Cantar a Maria '09, Paróquia do Amial, Porto. Ave Maria, de Frei Hermano da Camara. http://amial2010.org
amialorg


 

Source page
País de Origem: Portugal

A tradição do fado e da canção foram elementos fundamentais da herança recebida por Frei Hermano da Câmara da sua larga família. O monge beneditino começou desde muito cedo, juntamente com os seus seis irmãos, a brincar às cantigas e a fazer improvisações inspiradas nas músicas que ouviam na rádio, cantadas por Vicente da Câmara ou Maria de Noronha. O desejo de cantar e de singrar nos fados era tal que chegaram mesmo a organizar um retiro de fados improvisado na cave da casa onde viviam com os pais. Entre outros nomes que acabariam por conhecer a fama, Teresa Tarouca ou Mercês Cunha Rego foram apenas dois dos que por lá cantaram.
O primeiro convite para a gravação de um disco surgiu por iniciativa de Carlos Barbosa Carvalho, depois de mais uma sessão caseira de fados. "Sunset and Sentimental", editado em 1959, ficou assim marcado para a posteridade. A divulgação da sua voz melodiosa continuou com a projecção alcançada com temas como "Olhos Negros", "Guitarra Chora Que Eu Canto" ou "Fado Bacalhau".
A vida de Hermano da Câmara sofreu uma profunda mudança, quando em 1961, com vinte e sete anos, decidiu dedicar-se de corpo e alma à religião, ao entrar para a Ordem de São Bento, como monge. Foi então que entrou para o Mosteiro de Singeverga, onde viveu durante vinte e dois anos. Seguir-se-iam dois acontecimentos dramáticos: a morte de seus pais e de um dos seus irmãos. Ainda antes de ser ordenado monge, em 1973, a editora RCA lançou o disco "Fado da Despedida", em jeito de adeus ao fadista.
O ano de 73 conheceu ainda algumas gravações por si feitas, na altura canções espirituais de Angola e ainda uma versão cantada de "Ave Maria". Mas cedo se sentiu que a carreira de fadista era de certa forma incompatível com a vida eclesiástica. Frei Hermano ficou depois cerca de dez anos sem gravar qualquer registo, por imposição das suas obrigações conventuais. Durante o tempo de retiro, a sua editora lançou uma colectânea de êxitos, intitulada "Sucessos Populares".
O conflito relativo entre as duas esferas da sua vida, foi no entanto, e aos poucos, ultrapassado. Uma colaboração com o Quarteto 1111, ao lado de José Cid foi o disco editado em 1974, com o formato de single e intitulado "Bruma Azul do Desejado". A experiência voltou depois a repetir-se com a gravação de "Hino da Esperança". A conciliação com a vida religiosa acabou por ser concretizada e Frei Hermano optou por ver a sua carreira no meio artístico como mais uma forma de dedicação a Deus e uma maneira de melhor divulgar a causa da fé católica. "O Nazareno", lançado em 1978, tornou-se assim o primeiro registo gravado seguindo os novos ditames, e o sucesso não podia ter sido maior. O registo conquistou quatro discos de ouro e vendeu mais de cento e vinte mil cópias. O disco editado em seguida, gravado ao vivo, com o título "Deus é Música", deu a devida continuação à missão de Frei Hermano. O ano de 83 viu ser feita a edição de "Totus Tuus - Uma Serenata Mística a Nossa Senhora", disco que fechou a trilogia iniciada cinco anos antes. O Coliseu dos Recreios encheu-se com vinte e cinco mil pessoas em cinco datas seguidas, que assistiram em 1986 ao espectáculo que promoveu o trabalho.
O êxito das canções de Frei Hermano justificaram uma nova colectânea com as melhores faixas de álbuns anteriores e outros registos, intitulada "Suave Milagre - O Melhor de Frei Hermano", editada ainda em 86. Dois anos depois, um novo e grandioso espectáculo que contou com a encenação de João Avillez, apresentou em palco o disco "Totus Tuus". O concerto contou ainda com a participação de Elvira Ferreira do Teatro de São Carlos, com a Orquestra de Shegundo Galarza e com o guitarrista José Luís Nobre da Costa. O decorrer da década de 80 trouxe consigo o abandono do Mosteiro de Singeverga, e a fundação de uma comunidade religiosa, com o nome de Os Apóstolos de Santa Maria, na região do Minho. Desde então, todos os lucros obtidos com a venda dos seus discos revertem para a fundação que existe paralelamente à referida comunidade.

Maria João Serra

 

Page last modified: November 15, 2011

Return to my homepage: www.avemariasongs.org


Do you see a public domain score you like, but you cannot download it?
Other questions or comments about this web site?   
E-mail me: infoemail meavemariasongs.org
 
   
AveWiki = the interactive counterpart of "Geert's Ave Maria  pages"

 

   
Copyright © 1999-2011 Geert Cuypers.
 
Thank you for visiting Geert's Ave Maria pagesMy guestbook is always only one page away.
Please do not use my guestbook for spamming, flaming or commercials for other websites. Such entries will be deleted.
 Sign  my Guestbook!    Read my Guestbook!
 

Who has visited Geert's Ave Maria pages since April 29,  2010? 

free counters
 
# page views since November 22,  2009: visitors online right now.
 
today's stats:      

This website was developed with Microsoft FrontPage for  
optimal screen resolution  1024 × 768